Livros em Inglês

Dentre os livros mais recentes sobre Hekate, Sorita d'Este é uma escritora bastante respeitada e seus livros se tornaram leitura imprescindível para aprender mais sobre a deusa. Seus livros até então publicados são:


    Se você for adquirir apenas um desses livros, recomendo que seja o mais recente: "Circle for Hekate". Nesse livro, Sorita traz um material bem completo e aprofundado sobre a história e mitologia de Hekate. O livro "Hekate Liminal Rites" também trata da parte histórica, mas traz outras informações complementares. Já os livros "Hekate: Her Sacred Fires" e "Hekate: Keys to the Crossroads" são relatos de pessoas que trabalham com Hekate e inclue histórias pessoais, meditações, orações, receitas de incensos, etc.

    Outros Autores:

    - Consorting with Spirits (2022) Jason Miller ★★★★★
    Your Guide to Working with Invisible Allies
    Assim como em seu livro Protection & Reversal Magick, Jason Miller cita bastante Hekate nesse novo trabalho, não só compartilhando suas experiências com a deusa, mas também ensinando o(a) leitor(a) a trabalhar com os espíritos com a assistência de Hekate. Não é um livro para iniciantes, então indicaria se você não está começando e já possui uma relação profunda com Hekate. Em geral, é um livro excelente.

    - Deipnon of the Heart (2022) Frater Korvinus ★★★★☆
    Original Poems & Reflections In Honour of Hekate
    Lindo livro devocional com poemas e reflexões sobre Hekate. É bem curtinho, terminei a leitura em 35 minutos. A minha única crítica é quanto o tamanho do livro, pois é em formato A4 e a fonte é enorme, então poderia ter o mesmo número de páginas, mas também está disponível como ebook.

    - Hekate's Little Book of the Dark (2022) Frater Korvinus ★★★☆☆
    Thirty Days with the Goddess
    A proposta desse livro não é trazer novas informações sobre Hekate, mas sim que o próprio leitor escreva suas reflexões de acordo com as curtas frases propostas pelo autor durante 30 dias. Portanto, esse livro quase não tem conteúdo, mas resolvi dar 3 estrelas porque as reflexões propostas são interessantes e podem despertar um trabalho profundo de auto-conhecimento.

    Hecate: Witchcraft, Death & Nocturnal Magic (2021) Asenath Mason et al ★★★★☆
    Cada capítulo é escrito por um diferente praticante de magia draconiana do Temple of Ascending Flame, uma tradição de bruxaria do Caminho da Mão Esquerda. A maioria dos capítulos são rituais criados pelos autores, o que é bastante interessante. O último capítulo é uma contribuição especial do autor Jack Grayle que, só por esse artigo, já faz o livro valer à pena. Dei 4 estrelas porque algumas informações históricas sobre Hekate não foram bem referenciadas, podendo confundir o leitor. 

    - Hekate: Goddess of Witches (2021) Courtney Weber ★★★☆☆
    Neste livro, a autora fala sobre a história e aspectos de Hekate, além de contar experiências pessoais e dar dicas de práticas. Traz bastante referências, embora alguns pequenos equívocos foram feitos sobre a história da deusa, mas nada grave. Indicaria para alguém que gostaria de conhecer mais sobre Hekate mas que não pretende trabalhar intensamente com a deusa, pois se for esse o caso, o livro não traz tantas informações sobre o trabalho com Hekate na bruxaria como outros livros como Liber Khthonia, Keeping Her Keys e The Temple of Hekate, por exemplo.

    Temple of the Bones (2021) Jennifer Teixeira ★★★☆☆
    Rituals to the Goddess Hekate
    É um livro bem curtinho, apenas 99 páginas. Acredito que este livro vai direto ao ponto por considerar a literatura existente sobre Hekate em inglês e foca só no que é novidade. Portanto, esta parte de ser um complemento, eu gostei. Aqui conhecemos os rituais e outras atividades mágicas do "Templo dos Ossos", um templo hekatino da Califórnia. Achei interessante que o foco é em honrar os ancestrais, conteúdo não encontrado em outras literaturas sobre Hekate. Porém, o livro é bastante breve e não se aprofunda nessa proposta, por isso dei apenas três estrelas. Acaba sendo mais um relato de como são as atividades ritualísticas voltado especialmente para os membros do templo.

    Liber Khthonia (2021) Jeff Cullen ★★★★★
    A Contemporary Witchcraft & Devotional Tradition of Hekate
    Um dos melhores livros que já li sobre a prática da bruxaria com Hekate. A proposta do autor é compartilhar um pouco da sua tradição de culto e trabalho com Hekate sob um ponto de vista contemporâneo, mas ao mesmo tempo com embasamento histórico. Parecido com a estrutura do meu livro, o Bruxaria Hekatina.

    Encountering the Dark Goddess (2021) Frances Billinghurst ☆☆☆☆☆
    A Journey into the Shadow Realms
    Este livro fala sobre várias deusas, incluindo Hekate. Portanto, minha avaliação é sobre esse capítulo em específico. Não foi bem pesquisado, não traz as referências e, infelizmente, traz até informações muito erradas sobre Hekate. Por exemplo, a autora diz que sacrifícios de crianças eram realizados à Hekate, o que é totalmente falso. Muito pelo contrário: Hekate é guardiã das crianças. Essa foi a informação errada que mais me chocou, mas tem muito mais, tudo sem fontes. Por isso, não recomendo esse livro de forma alguma.

    Entering Hekate's Garden (2020) Cyndi Brannen ★★★★★
    The Magick, Medicine & Mystery of Plant Spirit Witchcraft
    Este segundo livro que Cyndi Brannen escreveu sobre a bruxaria hekatina é excelente. É focado no trabalho da bruxa(o) hekatina(o) na arte da pharmakeia, o trabalho com as plantas. Os princípios da pharmakeia são abordados, assim como detalhes de 39 plantas do jardim de Hekate. Também inclui o trabalho com as bruxas ancestrais Circe e Medea.

    Hekate: A Guide to Witchcraft (2020) Rachel C. Firth ☆☆☆☆☆
    Journey to Your Soul
    Péssimo livro. Mal escrito, mal formatado e além de tudo possui plagiarismo (para quem não sabe, plágio é copiar e colar materiais de outros autores, o que é crime).

    Witchcraft For Beginners (2020) Olivia Spanner ☆☆☆☆☆
    A beginner's guide to ghosts, spirituality, witchcraft and Hecate, how they originate, what are their essentialness and what is the relation between witchcraft and Hecate
    O capítulo 5 é sobre Hekate, portanto estou avaliando apenas esse capítulo. Definitivamente não vale a pena porque tem pouquíssimas boas informações (que não são novas) em meio a muitas coisas equivocadas e mal escritas. Por exemplo, a autora fala da origem de Hekate no início do capítulo e depois repete essa mesma informação no meio do capítulo, quer dizer, o texto não foi devidamente revisado. Além disso, as fontes são rasas e a autora não deixa claro que se trata de uma sincretização em trechos que falam sobre os mitos de Ártemis ou Perséfone, o que pode confundir o leitor - especialmente alguém iniciante, suposto público-alvo deste livro. E só pra completar: provavelmente é só mais uma "autora fantasma" de alguém querendo ganhar dinheiro com vendas de ebook na Amazon, já que não há informações sobre ela em lugar algum.

    Evensongs for Hekate: Poetry, Hymns, and Prayers (2019) Sara Croft ★★★☆☆
    Livro devocional com alguns rituais, orações, hinos e poemas. Dei só três estrelas porque achei muito curtinho, acho que poderia ter mais conteúdo, já que a autora é bem conhecida por produzir conteúdo sobre Hekate na internet.

    Keeping Her Keys (2019) Cyndi Brannen ★★★★★
    An Introduction To Hekate's Modern Witchcraft
    Depois da Sorita d'Este, a Cyndi Brannen é minha autora favorita. Recomendo muito esse livro! O livro é em formato de 13 lições que são completadas em um ano, onde você estudará e aprenderá a trabalhar com Hekate dentro da bruxaria. A Cyndi é dedicada à Hekate há 10 anos e as informações que ela compartilha sobre Hekate são muito bem pesquisadas e vivenciadas por ela mesma.

    The Hekatæon (2019) Jack Grayle ★★★★★
    Este é um grimório de Hekate belamente escrito, diria que é uma verdadeira obra de arte! Bastante prático e trás um conhecimento sobre Hekate que vai muito além do que apenas os estudos históricos. Vejo como um livro para praticantes avançados. Se você é iniciante, não significa que não conseguirá acompanhar, mas muitas nuances ficarão para trás. Não é um livro apenas para ser lido, mas sim vivenciado.

    Veneficium (2019) Daniel A. Schulke ★★★★☆
    Magic, Witchcraft and the Poison Path
    Este livro não é inteiramente sobre Hekate, mas o trabalho com as plantas venenosas e Hekate é citado no capítulo "Leaves of Hekat". Apesar de algumas informações que ele cita sobre a deusa não serem precisas, recomendo demais este livro (e as demais publicações do mesmo autor) se você quer seguir o poison path.

    - Draconian Ritual Book (2018) Asenath Mason ★★☆☆☆
    Hekate é citada brevemente e aparece em alguns rituais deste livro sobre magia dracônica no contexto do Caminho da Mão Esquerda. As informações sobre Hekate são bem rasas, apenas uma página, portanto para conhecer sobre Hekate em si, não é um livro que recomendo, só se você estiver interessado(a) no tópico dos dragões em geral.

    Dark Goddess Craft (2017) Stephanie Woodfield
     ★★★★☆
    Trata de várias deusas negras, dentre elas um capítulo sobre Hekate muito bem escrito. Inclui uma meditação, um pouco sobre a deusa e feitiços com Hekate.

    - Shards of a Broken Mystery (2017) Shira Marin
    ★★★☆☆
    Restoring Hekate and our Divine Feminine Soul
    Trata-se de um livro devocional, ou seja, é mais sobre as experiências da autora com Hekate do que informações sobre a deusa. Bom livro se essa for a proposta que você está procurando, mas para começar aprendendo mais sobre Hekate, recomendo mais os livros da Sorita d'Este e Cyndi Brannen.

    Knowing Hekate (2016) Sara Croft ★★★★☆
    A Spiritual Coloring Experience
    Este livro é bem diferente, pois trata-se de ilustrações de Hekate para colorir. Achei a proposta interessante. O único problema é que as ilustrações poderiam ter uma qualidade melhor, pois algumas delas têm bordas escurecidas, como se tivessem sido "escaneadas".

    Hekate: A Devotional (2015) Vivienne Moss 
     ★★★☆☆
    Assim como o livro "Shards of a Broken Mystery", este também é um livro devocional - mais sobre as experiências da autora com Hekate do que informações sobre Hekate em si. Mas nesse quesito, é um livro interessante se for isso que você está procurando: entender a visão de Hekate para outros devotos.

    Evoking Hecate: The Goddess of Magick (2015) Anousen Leonte
     ★☆☆☆☆
    Evocação de Hekate do ponto de vista da magia do Caos, inclui sigilos. À não ser que essa seja a sua linha mágica, não recomendo esse livro, pois é super curtinho e pobre de informações sobre Hekate.

    A Paean for Hekate (2012) Shani Oates ★☆☆☆☆
    Não recomendo, porque além de ser curtíssimo (li em menos de 30 minutos), fala sobre Hekate em dois parágrafos e depois começa a filosofar sobre o significado da kaballah, não conectando o porquê isso teria a ver com Hekate. Resumindo: Esse livro só tem um capítulo e tem Hekate praticamente só no nome.

    Thracian Magic (2012) Georgi Mishev ★★★☆☆
    Past & Present
    Livro interessantíssimo sobre as práticas mágicas na região da Trácia, onde supostamente o culto à Hekate originou-se. Porém, achei que o autor poderia ter organizado o texto melhor, pois é um livro cansativo e difícil de ler. Cita Hekate em alguns trechos, mas a maior parte do livro não é sobre Hekate.

    Hecate: The Witches' Goddess (2011) Gary R. Varner ☆☆☆☆☆
    Não recomendo. A maior parte do texto não é direcionada à Hekate - partes visivelmente adicionadas para criar volume no livro e as poucas informações sobre Hekate, são mal pesquisadas e mal explicadas.

    Hecatean Magick (2011) B. Morlan ★★☆☆☆
    Se você está buscando livros sobre a parte histórica sobre Hekate, não recomendo este de forma alguma. É um livro bem curtinho (58 páginas) onde o autor relata as práticas de sua tradição familiar hekatina que mescla bruxaria tradicional e daemonolatria. Inclui alguns rituais, feitiços, sigilos, amuletos, meditações e incensos. Interessante para conhecer uma tradição familiar, mas não acho que seja um livro que acrescente muito.

    The Temple of Hekate (2011) Tara Sanchez
     ★★★★☆
    Exploring the Goddess Hekate Through Ritual, Meditation and Divination
    Gostei desse livro porque ele traz bastante conteúdo prático para incorporar na sua prática com Hekate, como meditações, rituais, exercícios e divinações. Também inclui de forma breve informações históricas e mitológicas sobre Hekate.

    Queen of Hell (2010) Mark Alan Smith ★★☆☆☆ 
    Esse livro é mais o sobre trabalho com Hekate na linha do ocultismo, mais especificamente Primal Craft. Além disso, o autor traz muitas informações sobre Hekate sem referências e sem deixar claro que trata-se da percepção pessoal dele.

    Bearing Torches (2009) Bibliotheca Alexandrina ★★★☆☆
    A Devotional Anthology for Hekate
    Trata-se de um livro devocional, ou seja, textos de vários devotos diferentes, incluindo relatos pessoais e até receitas de óleos, incensos, etc.

    - Hecate II (2009) Jade Sol Luna
    ★★★☆☆
    The Awakening of Hydra
    Este livro segue a mesma linha de raciocínio do livro abaixo do mesmo autor e os pontos negativos são os mesmos. A diferença é que neste livro, Jade Sol Luna foca no despertar da kundalini ou hidra. Também bastante voltado para o misticismo oriental da Índia. O que mais gostei desse livro é que traz uma visão diferente do trabalho com Hekate.

    - Hecate (2009) Jade Sol Luna ★★★☆☆
    Death, Transition and Spiritual Mastery
    Jade Sol Luna é um devoto de Hekate bastante conhecido. O interessante deste livro é que ele traz uma perspectiva diferente de outros livros sobre Hekate pois ele traz as suas influências do misticismo oriental, em especial do hinduísmo e faz uma comparação com a visão de Hekate ocidental, especialmente a visão de Hekate para os gregos antigos. Interessante também o foco deste livro nos aspectos da morte, evolução espiritual e como trabalhar isso com Hekate. Os pontos negativos é que este livro é mal escrito - não tem edição nenhuma, então é bem bagunçado e com informações redundantes. Outro ponto negativo é a falta de referências, por isso fica difícil distinguir quando é uma informação realmente histórica ou a visão pessoal do autor.

    Book of the Witch Moon (2006) Michael W. Ford ★☆☆☆☆
    Chaos, Vampiric & Luciferian Sorcery
    Dei apenas uma estrela para este livro porque a maior parte do livro não é sobre Hekate, apesar da deusa ser citada em diversos rituais, mas o subcapítulo que fala sobre ela tem poucas informações e algumas delas não são corretas. Além disso, o livro fala sobre magia luciferiana, vampírica e do caos, o que é totalmente fora do que eu trabalho, portanto a qualidade do livro nesse quesito não está sendo avaliada, apenas a parte sobre Hekate.

    Protection and Reversal Magick (2006) Jason Miller ★★★★★
    A Witch's Defense Manual (Beyond 101)
    Este livro possui vários métodos de proteção e defesa, muitos deles incluindo Hekate como guardiã. Super recomendo para praticantes avançados, inclui também trabalho com espíritos.

    Curse Tablets and Binding Spells from the Ancient World (1999) John G. Gager ★★★★★
    Um livro acadêmico que fala sobre os curse tablets, que eram uma espécie de maldição feita usando uma placa de metal para amaldiçoar as pessoas, bastante frequente na Antiguidade. Incluo este livro aqui pois Hekate é invocada em vários desses feitiços.

    Restless Dead (1999) Sarah Iles Johnston
     ★★★★★
    Encounters Between the Living and the Dead in Ancient Greece
    Este livro é mais acadêmico, ou seja, a autora não é bruxa, e sim pesquisadora. Porém acho extremamente relevante ler esses livros acadêmicos, já que são estudos aprofundados sobre Hekate na antiguidade. O capítulo que fala sobre Hekate é o número 6, intitulado: "Hecate and the Dying Maiden: How the Mistress of Ghosts Earned Her Title".

    The Rotting Goddess (1996) Jacob Rabinowitz ★★★★☆
    The Origin of the Witch in Classical Antiquity
    Livro acadêmico raro, mas super interessante. Fala sobre como Hekate e a figura da bruxa foram demonizadas durante o início do Cristianismo.

    The Goddess Hekate (1992) Stephen Ronan
     ★★★★★
    Stephen é um pesquisador, portanto esse livro é acadêmico e inclui estudos aprofundados sobre como Hekate era vista e cultuada na antiguidade. Recomendo demais.

    Hekate Soteira (1990) Sarah Iles Johnston
     ★★★★★
    Este livro também é mais acadêmico e essa autora é super respeitada como pesquisadora sobre Hekate. Neste livro, ela fala sobre a visão de Hekate nos oráculos caldeus e como Hekate é considerada Salvadora (mas não no sentido de salvação cristã) e Alma Cósmica do Universo. Excelente livro!