Livros em Português

Importante!: Minhas opiniões sobre os livros abaixo nada tem a ver com os autores (principalmente em relação aos autores brasileiros) e sim única e exclusivamente em relação a qualidade das informações que encontrei sobre Hekate em cada um desses livros. Portanto, meu objetivo não é diminuir o trabalho de ninguém, mas sim fazer uma análise crítica e objetiva do conteúdo apresentado.

Hécate - A deusa das bruxas (2023) Courtney Weber
Este é o primeiro livro exclusivamente sobre Hekate escrito por uma autora americana que é traduzido para o português. A versão em inglês foi publicada em 2021. Courtney Weber é uma sacerdotisa de Morrigan conhecida e respeitada no meio pagão internacional.
Neste livro, a autora fala sobre a história e aspectos de Hekate, além de contar experiências pessoais e dar dicas de práticas. Traz bastante referências, embora alguns pequenos equívocos foram feitos sobre a história da deusa, mas nada grave. Indicaria para alguém que gostaria de conhecer mais sobre Hekate mas que não pretende trabalhar intensamente com a deusa, pois se for esse o caso, o livro não traz tantas informações sobre o trabalho com Hekate na bruxaria como outros livros como Liber Khthonia, Keeping Her Keys e The Temple of Hekate, por exemplo.

- As Faces de Hekate (2021) Marcia C. Silva
O Poder dos Epítetos na Bruxaria Hekatina
Este livro é de minha autoria. Saiba mais clicando aqui.

- Mistérios da Lua Negra (2021) Demetra George 
★★★★☆
Lilith, Kali, Hécate e a Cura dos Arquétipos Femininos Sombrios no Mundo Moderno
Esse livro foi publicado originalmente em 1992 em inglês com o título "Mysteries of the Dark Moon: The Healing Power of the Dark Goddess". Demetra George é uma autora muito conhecida, especialista em mitologia arquetípica e técnicas antigas. Portanto, neste livro a autora traz seus conhecimentos para falar sobre a lua negra e as deusas ligadas à ela (incluindo Hekate, mas não só Hekate e sim inúmeras outras deusas) do ponto de vista dos arquétipos e do feminismo. O único defeito deste livro é que tem partes que são meio repetitivas, mas mesmo assim recomendo demais essa leitura.

Bruxaria Hekatina (2020) Marcia C. Silva
O Caminho da Bruxa com a Deusa Hekate
Este livro é de minha autoria. Saiba mais clicando aqui.

Deusas Negras (2017) Eddie Van Feu 
★★★☆☆
Não fala sobre Hekate de forma aprofundada, mas dá para ter uma ideia. Capítulos 5 e 6 são sobre Hekate.

- As Faces Escuras da Grande Mãe (2016) Mirella Faur ★☆☆☆
Como Usar o Poder da Sombra na Cura da Mulher - Lua Negra, Asteroides, Deusas
A proposta de tratar sobre diversas deusas consideradas "escuras" é bastante interessante, porém infelizmente o capítulo sobre Hekate deixa bastante a desejar na parte histórica. Uma pena, já que a autora logo no início do livro relata sua relação próxima com Hekate. Por isso, como citei acima, minha intenção não é falar sobre os autores, mas sim sobre as informações fornecidas sobre Hekate. O capítulo da deusa contém vários equívocos comuns e infelizmente a autora não fornece as referências, mas alguns desses equívocos, são: (1) que existe uma ligação entre Hekate e Heqet (deusa egípcia com cabeça de sapo), quando não há comprovação nenhuma (os nomes apenas são "parecidos"), (2) que Hekate foi associada com cães por conta de seu pai, o titã Perses, (3) que mitos mais antigos citam Hekate como filha de Érebo e Nix, e que Hekate é irmã de Tanatos, Hipnos e Morfeus (na verdade não, pois o texto mais antigo é a Teogonia, onde Hekate é filha única de Perses e Astéria), (4) que Hekate era vista como uma deusa tríplice na Antiguidade, especialmente como uma anciã, sendo que na verdade essa é uma visão bastante moderna.

Oráculo da Grande Mãe (2017) Claudiney Prieto ★☆☆☆
Assim como no livro acima, este também fala de Hekate mas não de forma aprofundada. Algumas informações inclusive são de fontes duvidosas (o autor não colocou referências nos parágrafos, mas lendo consegui reconhecer algumas referências que ele usou). Prieto também tem uma parte sobre Hekate no livro "A Arte da Invocação" (2018). Não adicionei como uma entrada separada aqui porque a informação é praticamente a mesma, a diferença é que neste livro o autor inclue algumas (pouquíssimas) correspondências e uma invocação à Hekate. A invocação é bem bonita.

A Magia de Hécate (2012) Dylan Siegel e Naelyan Wyvern 
★★☆☆☆
Uma Roda do Ano com a Rainha das Bruxas
Não recomendo como referência na parte histórica sobre Hekate, pois este livro contém várias incongruências, mas como referência para elaborar rituais para a roda do ano pode ser uma inspiração. Também tenha em mente a influência wiccana dos autores.

O Anuário da Grande Mãe (2001) Mirella Faur ★★☆☆☆
A autora trata de diversas datas relacionadas com várias deusas. Apesar da proposta ser interessante, os dias que foram citados como dias de Hekate não tem fortes referências históricas. Até mesmo quando a autora cita que eram festivais à Hekate na Antiguidade, este é um erro comum cometido por outros autores que foram perpetuando a mesma fala, quando na verdade, em uma busca mais aprofundada, nada é encontrado sobre esses dias e, se são, não são dias relacionados diretamente à Hekate.