Depois de estudarmos toda essa história de Hekate, achei interessante trazer um pouco de como Hekate é vista hoje e como se dá o trabalho com Hekate na bruxaria.
Vejo como um grande marco o trabalho organizado pela escritora inglesa Sorita d’Este. O primeiro livro sobre Hekate editado pela Sorita foi publicado em 2006, chamado “Hekate: Keys to the Crossroads”, com relatos de várias pessoas que trabalham com Hekate. Outro livro também nesse formato foi publicado em 2010, o “Hekate: Her Sacred Fires”.
Sorita d’Este também publicou os livros “Hekate Liminal Rites” em 2009 e “Circle for Hekate - Volume I” em 2017, onde a autora traz muitos fatos históricos e mitológicos sobre Hekate.
Em 2010, Sorita d’Este funda o Covenant of Hekate (CoH), uma comunidade internacional de devotos da deusa Hekate. O ingresso é gratuito e reúne pessoas do mundo todo com o objetivo comum de honrar Hekate e compartilhar os seus aprendizados sobre a deusa.
O CoH também organiza o Hekate Symposium, um simpósio internacional sobre Hekate. A última edição aconteceu em 2021 e até gerou o Projeto Triktypos, organizado por mim, Francine Derschner e Lucas Amurim, afim de trazer as informações do simpósio em português para o público que não fala inglês.
Outros importantes autores que têm falado sobre Hekate, especialmente na parte mais prática dos trabalhos com a deusa, são Cyndi Brannen, Jack Grayle, Jeff Cullen, Tara Sanchez, Sara Neheti Croft, Jason Miller, dentre outros. Confira as resenhas dos livros desses autores neste link.
Especificamente o termo “bruxaria hekatina”, em inglês “hekatean witchcraft”, tem sido bastante difundido nos últimos anos pela Cyndi Brannen, a qual influenciou grandemente as minhas práticas e o meu próprio trabalho sobre Hekate.
Na Bruxaria Hekatina, nossos rituais, magias e outros são voltados para o culto devocional e a prática de bruxaria com a deusa Hekate. É parte do meu trabalho devocional e sacerdotal à Hekate a divulgação dessas informações, resultando na publicação de livros e outros projetos, como o presente curso.
Hekate sempre foi uma deusa bastante popular na bruxaria, porém vejo que a sua imagem como apenas uma deusa "escura" tem evoluído para o entendimento mais completo da deusa, como ela era vista nos primórdios, pelos seus devotos mais antigos, nossos antepassados, os devotos ancestrais.
Hekate é, sem dúvidas, uma deusa complexa e multifacetada, que não pode ser resumida em algumas palavras como “deusa das bruxas, da morte, dos fantasmas”, pois ela é isso, mas muito, muito mais. Espero que ao longo desse curso você tenha conseguido perceber essa profundidade dela.
Como forma de finalizar o curso, amanhã estudaremos sobre o Templo de Lagina, um tema que sou completamente apaixonada. É o mais importante templo hekatino que temos registro e que ainda tem suas ruínas parcialmente preservadas.
No último dia, faremos uma reflexão sobre quem é Hekate para você depois de tudo o que estudamos aqui, então até amanhã!
P.S.: Não se esqueça de utilizar a hashtag #AsChavesdeHekate para compartilhar as suas experiências neste curso. ;)