Lição 3 - Hino Homérico 2, a Deméter

 Nessa lição, vamos estudar o papel de Hekate no Hino Homérico 2, a Deméter.

Os hinos homéricos são uma coleção de 33 poemas gregos. As datas de publicação e autores são difíceis de definir, porém o hino que fala sobre Hekate, chamado "Hino à Deméter", tem provavelmente a autoria de Pamphos (poeta de Athena). Mas no geral, a autoria dos poemas é anônima, tendo origem helênica ou romana e são datados por volta de 700 a 600 antes de Cristo.

Dentre as divindades que aparecem nesse hino, estão as deusas Deméter, Perséfone e Hekate, e os deuses Hades, Hélios e Hermes. Hoje, vamos focar em conhecer um pouco mais sobre esses deuses, pois isso facilitará o entendimento do hino propriamente dito.

Um site excelente em português sobre os deuses gregos é o Helenos - Reconstrucionismo Helênico no Brasil. Eles têm um podcast, o Helenocast, onde em cada episódio uma uma divindade é abordada.

Placa votiva de terracota dedicada por Ninion às duas grandes deusas de Elêusis (Deméter e Perséfone). Descoberto no santuário de Elêusis. Obra de sótão, cca 450 aC. Deméter sentada na “cista secreta”, Perséfone em pé e furando as tochas e o portador Iakchos respectivamente embaixo, recebem a procissão de iniciados, homens e mulheres. Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Foto por Zde (2019).

Atividade 3.1:

A primeira atividade dessa lição, portanto, será ouvir dois episódios do Helenocast: sobre Deméter e sobre Perséfone. Tenha seu caderno em mãos para você fazer anotações sobre as características principais das divindades. Você também pode visitar este link onde o Helenos.com.br reúne algumas características de Deméter e Perséfone. Dica: crie uma página no seu caderno para cada uma das com as informações desse site. Assim, ficará fácil para consultar sempre que você precisar.

Ruínas de Elêusis. Foto por Carole Raddato (2014).

Atividade 3.2:

Nessa atividade, você tem três opções:

  1. Apenas ouvir o áudio da leitura;
  2. Apenas ler o texto, sem o aúdio; ou
  3. Ouvir e ir acompanhando ao mesmo tempo, e é essa opção que aconselho para auxiliar no seu entendimento do hino, já que a linguagem é um pouco complexa, mas não impossível de entender e acompanhar.

Faça algumas anotações. Você pode até mesmo imprimir a tradução do hino e grifar as partes que te chamarem mais atenção.


Imagem: "The Running Maiden", "A Donzela Correndo" do artigo “The Running Maiden from Eleusis and the Early Classical Image of Hekate” de Charles M. Edwards - https://doi.org/10.2307/505689
Perséfone, Hermes, Hekate e Deméter. Tigela para misturar vinho e água de terracota. Metropolitan Museum of Art. Fletcher Fund (1928).

Atividade 3.4:

Responda as perguntas em seu caderno inserindo a data de hoje e o nome da aula. As perguntas são:

Escreva um pequeno resumo (um parágrafo é suficiente) sobre o que você entendeu de quem é Hekate segundo o Hino Homérico 2, a Deméter.

  1. O que você já sabia sobre Hekate baseado no que foi falado sobre a deusa no Hino Homérico 2, a Deméter?

2. Quais características da deusa são novas para você? E o que você entendeu sobre cada uma delas?

3. No caso de você já ter uma relação de trabalho com Hekate: Tem alguma característica da deusa que vai de encontro com as suas experiências pessoais, seja no sentido de reafirmá-las ou até o contrário: são opostas ao que você já vivenciou?

4. O que mais te surpreendeu nesse hino?

5. Você consegue ver algo mais profundo sobre o que Deméter, Perséfone e Hekate representam no hino?

6. Como você vê a relação de Deméter, Perséfone e Hekate?

7. Quais dúvidas você ainda tem após a leitura?

Da mesma forma que fizemos com a Teogonia, gostaria de te estimular a buscar as respostas para as suas dúvidas. 

Fique à vontade para compartilhar as suas experiências nas redes sociais utilizando a hashtag #AsChavesdeHekate


« Lição 2 | Página Principal | Lição 4 »