Lição 5 - Criando o seu próprio Hino à Hekate

 Escrever um hino à Hekate é uma forma única e pessoal de se conectar com a deusa, por isso hoje vamos criar um hino à Hekate. No geral, três elementos estão presentes em um hino:

Invocação: Começamos chamando a atenção da deusa. Falamos o seu nome, suas características e palavras de elogio como “poderosa”, “bela”, “amada” e outras que você sentir de incluir. Além de deixar clara qual divindade estamos chamando, também podemos direcionar para uma de suas faces ou escolher escrever um hino mais geral. Por exemplo, você pode querer escrever um hino especificamente voltado para os aspectos do marítimos de Hekate, no caso seria um Hino à Hekate Einalian.

Argumento: A razão pela qual a deusa pode ser favorável ao seu pedido. Por exemplo, se você está escrevendo um hino de proteção, você pode incluir uma passagem que mencione isso, por exemplo “Aquela que porta a adaga e defende dos perigos” ou “Aquela que lutou ao lado dos deuses na Gigantomaquia”. Caso você já realize um trabalho devocional à Hekate, também pode incluir no argumento algo nesse sentido como “Seja favorável à sua devota enquanto faço essa oferenda de vinho”.

Pedido: Aqui é onde você pode incluir algum pedido a deusa. Ainda pensando no exemplo de proteção, você pode escrever algo como “Que eu seja sempre protegida(o) por ti”. Eu gosto de finalizar com palavras de elogio e características da deusa novamente, como “Ó graciosa Hekate, guardiã dos caminhantes noturnos”.


Atividade 5.1:

Aconselho que faça o seu hino à Hekate em um rascunho e, quando finalizar, aí sim passe à limpo em seu grimório. A estrutura acima é apenas uma sugestão, pois você pode escrever o hino da forma que preferir.

Outra ideia é usar uma música como base e o seu hino substituiria a letra original da música, como uma “paródia”. Essa forma é um pouco mais trabalhosa, mas é interessante porque assim o seu hino pode ser cantado.

Você também pode criar a própria melodia.

Quando terminar de registrar em seu grimório, cante-o à Hekate pela primeira vez. Você pode cantar sempre que quiser para honrar e se conectar com a deusa de uma forma bastante pessoal.

Compartilho bastante da minha prática com vocês, mas o meu hino à Hekate é tão especial e pessoal para mim que é uma das coisas que não compartilho. Mas claro, se você sentir de compartilhar, até mesmo escrever hinos à Hekate para que outras pessoas também utilizem, use a hashtag #AsChavesdeHekate. ;)


« Lição 4 | Página Principal | Lição 6 »